Instituições privadas de ensino encontram em serviços como o kedu Marketing a oportunidade de aumentar em até 35% o número de matrículas
Toda instituição de ensino, independentemente de seu tamanho, serve a um propósito muito nobre para a sociedade: educar nossas crianças para o futuro. Mas no caso das escolas particulares, cumprir essa missão também passa pelo entendimento de que a escola também é um negócio e, como tal, precisa apresentar bons resultados financeiros. Só assim é possível oferecer a melhor experiência de aprendizagem e, ao mesmo tempo, crescer gerando valor para todos os envolvidos, dos sócios aos colaboradores.
A geração desses bons resultados começa muito antes do primeiro dia de aula, com campanhas de matrícula estruturadas e as melhores técnicas de marketing digital. Segundo a plataforma de crescimento escolar kedu, dentre as suas escolas parceiras, aquelas que investem em marketing durante suas campanhas de matrícula conseguem aumentar em até 35% o número de novos alunos.
A geração desses bons resultados começa muito antes do primeiro dia de aula, com campanhas de matrícula estruturadas e as melhores técnicas de marketing digital. Segundo a plataforma de crescimento escolar kedu, dentre as suas escolas parceiras, aquelas que investem em marketing durante suas campanhas de matrícula conseguem aumentar em até 35% o número de novos alunos.
A solução da kedu é dividida em três produtos, que podem ser contratados conjunta ou separadamente. Enquanto o kedu Bank garante a receita mensal da escola, permitindo que ela se programe e execute investimentos sem se preocupar com a inadimplência, o kedu Service reúne especialistas em serviços jurídicos, administrativos, contábeis e de recrutamento e seleção, aliviando a carga de trabalho das equipes da escola. Já o kedu Marketing é o braço responsável pelas campanhas de matrícula, com equipes especializadas e dedicadas à captação de novos alunos.
“A kedu nos trouxe resultados muito positivos, e o crescimento tem sido surpreendente”, conta Luciana Couto, diretora pedagógica de uma das instituições parceiras da kedu que se valeram da garantia de recebíveis para investir em marketing e, com isso, viram um aumento no número de matrículas.
Em Fortaleza, no Ceará, outro também comemora os resultados da parceria com a plataforma. Para Alissandro Nogueira, diretor financeiro da instituição, o cuidado que a kedu tem no relacionamento com os pais e responsáveis fez a diferença nos números da escola.
“Nossa parceria com a kedu começou em agosto de 2022 e, desde então, eles têm nos ajudado muito no relacionamento com os pais e responsáveis”, explica o diretor. “Manter essa boa relação sem deixar de lado a saúde financeira da instituição é muito importante, e a Kedu é o parceiro estratégico certo para isso.”
Como funciona a parceria com a kedu
De acordo com o gestor de growth da kedu, algumas ações são indispensáveis para que a escola alcance um resultado efetivo nas campanhas de matrículas:
- Planejamento
É preciso ter uma meta e um orçamento coerente com o retorno que se espera, definindo público-alvo, as ações que mais se encaixam para esses públicos, além das promoções e parcerias que serão feitas ao longo da jornada. - Sistematização
A escola precisa de um customer relationship manager (“sistema de gestão de relacionamento com o cliente”, ou CRM na sigla em inglês) para organizar as informações de alunos e professores, um funil de matrícula para acompanhar etapa por etapa e um sistema de controle para saber o que está sendo feito. Dessa forma, é possível analisar comportamentos, oportunidades de negócio e propor soluções adequadas. O CRM também ajuda a melhorar a gestão de recursos da instituição. - Fazer da visita à escola um momento encantador
A visita dos pais à escola é um momento importante para que eles possam conhecer a instituição e ter uma ideia de onde seus filhos podem estudar. Para que a visita seja bem-sucedida, é importante que a escola tenha um profissional capacitado para atender aos pais. O primeiro contato dos responsáveis com a escola será através deste profissional e, portanto, ele precisa estar capacitado à altura. - Oferecer um bom atendimento com técnicas e vendas
Para além da visita, é imprescindível que a escola ofereça aos pais e responsáveis interessados um atendimento rápido, assertivo e multiplataforma, guiando-os por todo o processo, do primeiro contato à assinatura do contrato.
Emanuel explica que, embora essenciais, esses pontos nem sempre recebem a atenção devida das escolas. “Por estarem ocupadas com a prática educacional em si, que é o core business, as escolas têm uma deficiência muito grande na área de marketing, que exige uma expertise muito específica e muito técnica para se ter internamente”, explica o executivo. “Como nós já temos essa expertise, conseguimos facilmente transferi-la para as escolas como um serviço.”
Parte de um grupo econômico com mais de 40 anos de experiência no mercado da educação, a kedu enquanto solução integrada chegou ao mercado há sete meses ─ e nesse período superou as expectativas, crescendo três vezes mais do que o planejado. A empresa credita o sucesso a seus anos de experiência no mercado.
“Isso é possível porque nossa experiência nesse mercado é bastante diluída na estrutura da empresa, e com isso, conseguimos acelerar o crescimento das escolas enquanto negócio, para que elas possam focar no core business delas, que é a educação”, pontua Emanuel. “É uma parceria realmente muito interessante para as escolas”. Clique aqui para saber mais sobre a kedu.